Como tudo começou

O laboratório de Fabricação Digital e Prototipagem - Fab Lab THE é um laboratório acadêmico que faz parte da Universidade Federal do Piauí localizado na cidade de Teresina, no estado do Piauí, Brasil.

O projeto iniciou-se em 2016 buscando ser pioneiro no campo tecnológico da região criando a possibilidade de gerar conhecimento para a sociedade e permitindo parcerias nacionais e internacionais que ampliam o potencial de pesquisa do Estado. Com a implementação desse projeto foi possível criar oportunidades na preparação dos cidadãos do estado do Piauí em busca de novos horizontes de conhecimento e intercâmbio cultural com a manufatura digital.

O Fab Lab THE é interligado a rede Fab Lab internacional, que é uma comunidade aberta e criativa de fabricantes, artistas, cientistas, educadores, estudantes, amadores e profissionais localizados em mais de 100 países e aproximadamente 1.750 Fab Labs em todo o mundo.

O laboratório viabiliza o acesso da comunidade às experiências com as tecnologias disponíveis para fabricação digital e prototipagem, buscando sempre a educação “maker” e o empreendedorismo. É crucial para o Fab Lab estimular o conhecimento e fazer com que este seja compartilhado, além de inspirar a criatividade e o conceito do "faça você mesmo", uma habilidade natural que deve ser cultivada no dia-a-dia. A ênfase do laboratório está na criatividade e na capacidade de prototipar e materializar ideias de forma acessível a todos.

O Fab Lab THE é um espaço integrado entre ensino, pesquisa e extensão, que tem como objetivo estabelecer um vínculo entre a Universidade Federal do Piauí e a Comunidade, facilitando o acesso da população à produção científica e cultural.

Sobre o Fab Lab THE

Um dos princípios fundamentais do Fab Lab é o conceito do "faça você mesmo" (DIY), que encoraja as pessoas a desenvolverem suas próprias soluções, em vez de dependerem exclusivamente de produtos e serviços prontos. Nesse contexto, o Fab Lab THE fornece um ambiente equipado com ferramentas e recursos tecnológicos que possibilitam a criação de projetos personalizados.

No entanto, o Fab Lab THE não se trata apenas de DIY tradicional. Ele se concentra em projetos que envolvem tecnologia e inovação. Portanto, o foco está em utilizar as ferramentas e os equipamentos disponíveis para a fabricação de objetos que integram elementos tecnológicos avançados e novas abordagens inovadoras.

Uma característica importante do Fab Lab THE é o fato de não ser voltado para a produção em massa. Em vez disso, busca-se o desenvolvimento de projetos personalizados e sob medida. Dessa forma, o laboratório permite que indivíduos e grupos experimentem e testem suas ideias, refinando-as antes de se aventurarem em uma produção em maior escala.

Em suma, o Fab Lab THE abraça o espírito DIY, incentivando a criatividade e a autonomia das pessoas na materialização de suas ideias. Ao mesmo tempo, concentra-se na tecnologia e na inovação, promovendo a criação de projetos que combinem elementos avançados e soluções inovadoras. O Fab Lab THE é um espaço que possibilita o surgimento de soluções personalizadas e impulsiona o potencial criativo de seus usuários.

Equipe Técnica

A equipe é multidisciplinar e composta por docentes e técnicos da Universidade Federal do Piauí.

Prof. Dr Marcelo Furtini

(Coordenador)

Profª. Dra Josy Osajima

(Sub-coordenadora)

Kleber Craveiro

(Técnico - Marcenaria)

Filipe Soares

(Técnico - TI)

Universidade Federal do Piauí
Centro de Tecnologia - Bloco 5.
Av. Universitária, S/N; CEP 64049-550; Bairro Ininga; Teresina - Piauí-Brasil